CURIOSIDADES

A polêmica da beleza no K-POP

Coreia do Sul é um dos países detentores das maiores taxas de intervenções estéticas no mundo.

Um dos temas mais controversos presente no entretenimento sul-coreano e que rende, ao longo de todos os anos, milhares de notícias, vídeos e debates, é sem dúvida a padronização da beleza no K-POP. Grupos inteiros de cantores exibem corpos magros com feições transformadas por cirurgias, que lhe conferem rostos esguios (o famoso V line), pálpebras duplas, peles extremamente claras ou simplesmente narizes mais finos. Tais características físicas constroem o conjunto de ideais que parecem, à primeira vista, definir toda a parte exterior da indústria da música e revelar a relação com a aparência em um dos países detentores das maiores taxas de intervenções estéticas no mundo.

Apink.jpg
Girlgroup Apink: Pele clara, rosto afinado e físico magro.

Esse padrão, divulgado e defendido por grande parte da sociedade coreana como o arquétipo perfeito, se repete por diversos integrantes, principalmente após o debut. Nesse momento decisório para o futuro do grupo, muitos passam por modificações corporais a fim de atingirem uma imagem agradável e continuarem a ter destaque.

“Fiz cirurgia nos meus olhos e nariz há três anos. No entanto, não fiz isso porque queria, escolhi fazer a cirurgia plástica por causa de conselhos da minha agência e para parecer mais fotogênica.”
– Rapper Jessi (YMC Entertainment)

1505440789351158
Rapper Jessi: “Antes e depois”

“Eu sou meio gordinha… então passaram um produto em mim para parecer que eu sou magra.”
– Cantora Lee Hi (YG Entertainment)

Ainda assim, tirando algumas declarações, muito do que se sabe é apenas especulação: Muitas vezes não há um posicionamento real das gravadoras responsáveis e, consequentemente, as polêmicas sobre a existência ou não de uma pressão midiática e contratual permanecem [oficialmente] ocultas. A obrigatoriedade de mudanças na imagem dos idols, então, não é algo atestado, mas é fato entre aqueles que acompanham esse universo a drástica diferença nos “antes” e “depois” espalhados pela internet.

six bomb plastic surgery에 대한 이미지 검색결과
Cena de Becoming Prettier (AFTER) do SIXBOMB

E, em razão da normalização das características já elucidadas, há pouca discussão e problematização dessa questão. A indústria não se pronuncia e idols são silenciados. Felizmente, de tempos em tempos, algum debate surge. No começo do ano, isso se deu através de dois MVs lançados pelo grupo Six Bomb, onde as integrantes mostravam de maneira banalizada o processo até a realização de uma cirurgia plástica. A escolha de novas feições era feita tal como uma simples compra de um objeto, sem considerar as implicações que uma intervenção cirúrgica possui. Cria-se, com isso, um padrão de beleza irreal. Além disso, aqueles que acompanham e estão inseridos nesse mundo, acabam por construírem uma relação com a imagem ainda mais confusa: Só é bonito quem atende aquilo considerado ideal? E qual seria o limite para atingir tal padronização?

Uma vez fãs, é nosso papel nos questionarmos; O que pode ser feito sobre isso?

 

0 comentário em “A polêmica da beleza no K-POP

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: